Instituto Politécnico de Coimbra

Instituto Superior de Engenharia de Coimbra

 

Estudo e implementação de uma plataforma de software de gestão de projectos e de gestão de código, com suporte para os protocolos GIT e SVN

16/09/2013 a 31/12/2013

  

  Introdução

Este é o relatório da formação em contexto de trabalho, à frente designada por estágio, integrada na 6ª edição do Curso de Especialização Tecnológica em Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, com a duração de 600 horas que decorreu desde o dia 16 de Setembro até ao dia 31 de Dezembro de 2013.

Objectivos

O estágio tem como objectivos cimentar os conhecimentos adquiridos na parte escolar do CET proporcionar um enquadramento e um contacto com a realidade em contexto de trabalho e adquirir as competências que só o contacto directo com os problemas concretos pode proporcionar. 

Na prossecução desses objectivos o estágio realizou-se em ambiente empresarial enquadrado numa proposta de actividades aprovada pelo ISEC sob proposta da Empresa, tendo como principal objectivo o estudo e implementação de uma plataforma de software de gestão de projectos e de gestão de código, com suporte para os protocolos GIT e SVN.

Metodologia de Trabalho

A metodologia de trabalho foi definida pelo tutor na Empresa e passou pela integração plena na equipa, incluindo a inserção como utilizador do domínio no grupo de administradores.

O acompanhamento, dado o ritmo de trabalho e a cadência com que surgem novas situações e problemas é, tal como em qualquer equipa empresarial, informal e constante, havendo uma definição das tarefas feitas ao início do dia pelo coordenador da equipa e ajustamentos ao longo do dia, sendo os pontos de situação feitos também de forma informal, mas objectiva, durante os coffee breaks.

Foram feitas reuniões mensais com elaboração de relatórios de actividades cujo conteúdo foi totalmente aproveitado para elaboração deste relatório final.

Estrutura do relatório

Este relatório pretende descrever as actividades realizadas ao longo do estágio, as dificuldades e ensinamentos adquiridos, dando enfase às novas competências adquiridas que vão permitir não só um enriquecimento curricular, mas também potenciar a capacidade para enfrentar os problemas com que nos deparamos diariamente na vida profissional.

Depois da descrição do enquadramento, o relatório é composto pela descrição da Empresa e do espaço físico e profissional em que o estágio decorreu, pela descrição da equipa e da integração nessa equipa e na actividade diária da Empresa.

Descreve seguidamente o objecto de actuação durante o estágio, isto é os utilizadores (clientes) e as características da rede que é preciso manter para lhes garantir em permanência os serviços disponibilizados.

Porque aconteceu a instalação do serviço VoIP durante o estágio, faz-se uma descrição dessa situação pormenorizando o que de novo se encontrou e descrevendo o resultado das pesquisas efectuadas.

Sobre o projecto de instalação da plataforma GIT, objectivo principal do estágio, faz-se uma descrição da mesma e da sua utilidade prática, dos passos da instalação e da elaboração de documentação técnica, bem como de duas interfaces gráficas, cuja instalação se estudou e que acrescentam funcionalidades interessantes à plataforma.

 

Enquadramento empresarial

O estágio foi realizado na empresa Streamline, (Fig. 1) nas instalações do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Universidade de Coimbra (Fig. 2) onde a Streamline é responsável pela manutenção da rede informática

Fig. 1- Logo da Streamline

 

Fig. 2- Logo do DEEC

 

 

 

A Streamline é uma empresa de informática que faz de si própria a seguinte apresentação institucional:

Somos uma jovem empresa de Engenharia Informática com a missão de simplificar, e tornar mais eficientes, processos de Sistemas e Tecnologias de Informação, sejam eles de gestão de redes, de comunicações ou de virtualização de ambientes críticos e heterogéneos.

Administração de Sistemas - Junto dos nossos clientes, tem a responsabilidade de gerir os recursos, serviços e processos de Sistemas e Tecnologias de Informação, em regime de outsourcing, com equipas de profissionais qualificados.

Solução de Virtualização - O elevado investimento que efectuamos em estudo, avaliação e desenvolvimento de soluções de virtualização, permitiu-nos atingir um elevado nível de grande maturidade e capacidade de gestão de soluções co-relacionadas, como por exemplo, Green IT; Clouding; protecção de dados (data protection); recuperação de desastres (disaster recovery) e gestão de centros de dados (data centers).

Segurança - A segurança é uma das nossas prioridades de operação nas organizações, através de uma sólida política de segurança traduzida em grandes áreas de actuação, como são as auditorias de segurança; testes de intrusão; segurança de redes, serviços aplicacionais e bases de dados.

Helpdesk - Nas organizações gerimos um serviço de apoio aos utilizadores, Service Desk ou Helpdesk, com procedimentos ITIL e suportado por ferramentas open souce, com interligação a sistemas de inventário e controlo de software e hardware, complementado por um serviço de monitorização 24h/7 dias por semana, durante todo o ano, com componente de alarmística. Associadamente, efectuamos a gestão de níveis de serviço (SLA’s) com os serviços internos e com contratos de terceiros (gestão de Indicadores Chave de Desempenho KPI’s).

Desenvolvimento - Desenvolvemos sistemas de Web Engineering (design, Web sites e sistemas de informação associados), como por exemplo, Portais do Colaborador; sistemas inovadores multi-plataforma, em áreas emergentes, como por exemplo, sistemas de alavancagem de eficiência energética.

Educação - Sendo a Educação e Formação uma prioridade da nossa estratégia, enquadramos regularmente nas nossas actividades diversos estagiários do IETF e estamos comprometidos com o desenvolvimento de sistemas de programação, especialmente com os mais jovens. Como tal, temos uma estratégia de desenvolvimento de acções de iniciação à programação com o sistema Scratch, com pais, professores e com crianças a partir dos 8 anos de idade. O Scratch é um sistema de programação visual, desenvolvido pelo MIT. Integramos igualmente estagiários de licenciatura e mestrado em Engenharia Informática e Electrotécnica, maioritariamente provenientes da Faculdade de Ciências e de Tecnologia da Universidade de Coimbra e do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra.” [1]

Equipa onde se insere o estágio

A equipa, coordenada pelo Eng.º Francisco Maia, é composta em permanência pelos Eng.º Nuno Paiva e Nuno Alves e, sempre que se justifica, por outros colaboradores da empresa.

Enquadramento pessoal na equipa

O enquadramento na equipa não foi difícil, tendo também em conta a minha experiencia profissional anterior e a disponibilidade de toda a equipa para me receber e integrar.

A equipa mostra-se coesa e há espirito de entreajuda num ambiente descontraído mas responsável, proporcionando elevados níveis de empenho e produtividade, tal a diversidade de problemas e imprevistos, humoristicamente designados de “buchas”, e a envolvência de toda a equipa em resolvê-los, sem perturbar o regular funcionamento de todas as actividades do cliente.

 

Diário na empresa

A REDE

O Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Universidade de Coimbra, cliente da Streamline onde o estágio decorreu, tem um universo informático de cerca de 1000 computadores ligados à rede por cabo e cerca de 1500 utilizadores com credenciais para se ligarem às redes sem fios.

A rede local está ligada à MAN (Metropolitan Area Network) universitária de Coimbra através de 3 circuitos em fibra óptica que “transportam” várias VLAN’s que terão de ser reencaminhadas para o seu destino.

Da estrutura da rede fazem parte seis bastidores e um DATA CENTER interligados entre si através de um SWITCH-CORE.

Nos bastidores SWITCHES de 24 e 48 portas permitem o acesso à rede dos computadores instalados nos gabinetes e salas de aulas.

Existem configuradas várias VLANs por forma a garantir a segurança e estabilidade da rede limitando o broadcast na rede.

No Data Center estão instalados 4 servidores que fazem o roteamento das redes do DEEC, ISR (Instituto de Sistemas e Robótica)  e IT (Instituto de Telecomunicações) tendo também instalados serviços de Firewall, DNS local e DHCP.

A Fig. 3 mostra o diagrama básico da estrutura da rede.

                                                    Fig. 3- Diagrama da Rede

Os computadores das salas de aula, cuja manutenção é responsabilidade da equipa na qual fui integrado, são na sua maioria algo antigos (Pentium 4), e estando numa escola de engenharia, são utilizados diariamente por vários utilizadores, apresentam os problemas inerentes a essa utilização variada.

Têm instalados dois sistemas operativos: - o Windows XP e a distribuição Linux CentOS 6.4. Este último facto criou algumas dificuldades acrescidas pois há comandos diferentes dos do Ubuntu aprendido no CET.

Com o passar do tempo e dada a quantidade de situações que aparecem, passou a ser rotineiro proceder à instalação dos 2 sistemas operativos bem como adicionar as máquinas ao domínio através de scripts criados para o efeito e alojados nos servidores.

Outros dos problemas recorrentes são a impossibilidade de os computadores se ligarem à rede. Têm normalmente a ver com problemas da estrutura física (cabos, fichas e switches) que fui ajudando a resolver, valendo-me algumas vezes da experiência profissional anterior. Nas salas são utilizados mini switches de 8 portas que bloqueiam muitas vezes ou são desligados inadvertida ou abusivamente.

Quando acontece a impossibilidade de resolver o problema de imediato, as máquinas são retiradas para a oficina onde fiz intervenções a nível de hardware: - substituição da fonte de alimentação, do disco, das memórias, etc. e a nível de software.- instalação dos sistemas operativos e de software base (antivírus e office).